Voltar

Senai apoia produção de calçados da Paraíba

A maioria das indústrias parceiras é de Campina Grande e desenvolveram produtos no Instituto Senai de Tecnologia com consultoria tecnológica

14/04/2015
Unidade Senai | Foto: Val da Costa
Unidade Senai | Foto: Val da Costa

Por Valdívia Costa

Um dos parceiros do Gira Calçados, o Senai, é forte na capacitação antes, durante e após o evento. O Instituto Senai de Tecnologia (IST) do Couro e Calçado atende empresas apoiando as produções, especialmente para atender as demandas pós-evento. Mas antes do Gira Calçados, o IST também orienta para a produção das coleções. E durante o evento, do domingo (19) a terça-feira (21) deste mês, o IST estará na unidade móvel, em frente ao Hotel Garden, em Campina Grande.

Durante o evento, o IST divulgará seu portfólio de serviços, que também estará na unidade móvel. As oficinas oferecidas serão de “Modelagem de Bolsas” e “Calçados e Criação de Calçados”. As capacitações serão gratuitas e, para participar, os interessados deverão realizar as inscrições no próprio evento, até 30 minutos antes do início de cada oficina.

Como uma empresa assistida pelo IST, a Via Art, por exemplo, expõe no Gira Calçados desde o primeiro ano de realização. A empresa fica localizada no bairro Monte Castelo, em Campina Grande, e sempre procura o Senai para introduzir melhorias nos produtos. Para a 6ª edição do evento, a empresa apostou nos modelos inovadores com corte a laser, acompanhando inovações do mercado nacional.

Muitos outros empreendimentos de calçados fazem essa aproximação com o Senai para ter uma garantia na qualidade do produto, especialmente no design. O IST realizará diariamente consultorias às empresas participantes nas áreas “Tendências de Moda” e “Design”.

Conforme a direção do IST, a ação será realizada em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e da Materioteca da Paraíba. A Materioteca é outra inovação que só existe no Nordeste e na Paraíba, fora do eixo Sul e Sudeste do Brasil. São várias formas e texturas, além de diversas matérias primas para qualquer fabricante de calçados.

Serviço
Evento: Unidade Móvel Senai no 6º Gira Calçados;
Data: de domingo (19) a terça-feira (21) de fevereiro de 2017;
Local: Garden Hotel Risort – Engº José Beserra, 400, Mirante – C. Grande-PB;
Informações: IST – (83) 3182-5500/5503.

 

Materiais | Foto: Val da Costa

Materiais | Foto: Val da Costa


Materioteca estará presente no 5º Gira Calçados

Foto e texto: Valdívia Costa

Durante o 5º Gira Calçados, os empresários e visitantes poderão conferir uma parte do acervo da Materioteca, que estará disponível na unidade móvel do Senai. Nesta quarta (11) e quinta-feira (12), os atendimentos serão no caminhão, na entrada da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) em Campina Grande. O veículo terá inovações em materiais do setor e orientações da designer Sara Ponne, especialista na criação de coleções diferenciadas.

Conforme o gerente do Instituto Senai de Tecnologia Couro e Calçado (IST), Emerson Jerônimo, durante o evento, além desse atendimento na Fiep, haverá consultorias na Materioteca Física de Campina Grande, no Senai/Centro de Tecnologia do Couro e Calçado (CTCC Albano Franco), na Rua Luiz Motta, 200, Bairro Bodocongó, com pré-agendamento pelo e-mail mercadointerno@assintecal.otg.br.

Para Emerson, as Materiotecas são centros permanentes de materiais que oportunizam a busca de novas referências em tendências. “É um local que proporciona um acolhimento e com singularidades na essência da pesquisa. A possibilidade de troca de experiências entre empresários e consultores proporciona um novo conhecimento para a criação de coleções mais vendáveis e aceitas, tudo com a utilização de novos materiais”, disse.

Além de oportunizar uma decodificação mais detalhada da pesquisa do Fórum de Inspirações, a Materioteca promove a aproximação entre fabricantes de calçados e confecções. Os fornecedores de materiais também são aproximados das fábricas, encurtando distâncias e promovendo contatos que podem gerar negócios, de acordo com Emerson.

Via Sol 2014 | Val da Costa

Via Sol 2014


Senai desenvolveu dez coleções para o Gira Calçados 2015

Foto e texto: Valdívia Costa

A construção de novas coleções de produtos para expor no maior evento calçadista do Nordeste, o Gira Calçados, contou com o apoio do Instituto Senai de Tecnologia (IST). Dez empresas de Campina Grande e outros estados formaram parceria de construção dos produtos. Todas foram orientadas em áreas como Modelagem técnica e Escalação. Por isso, nesta 4ª edição do Gira Calçados, haverá mais inovação no showroom.

Segundo o coordenador do IST, Kleber Pereira, a parceria se deu através do empenho da equipe de desenvolvimento do Senai. “Motivamos o empresário a trazer novas coleções e novas tecnologias nos processos produtivos. O trabalho conjunto leva a modelagem técnica para dentro das empresas da Paraiba. Outros estados também tiveram como participar e enviamos os técnicos para o chão de fábrica, onde vivenciaram cada uma realidade”, disse.

Além da criação e modelagem, os técnicos do Senai faz escalação, prototipagem, testes de escala e ajuda no desenvolvimento de solados e calçados injetados. “É um serviço inovador disponibilizado pelo Senai. Estamos realizando modelagem em Terceira Dimensão (3D). A equipe passou por um treinamento num software 3D e já estamos atendendo as empresas do nosso estado com solados e calçados injetados”, concluiu.

O resultado dessa parceria tem que ser conferido de perto, desta terça (12) à quinta-feira (14), na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep). A 4ª edição do Gira Calçados terá Rodada de Negócios, palestras e oficinas. São esperados 70 expositores nordestinos e mais de 350 lojistas de vários estados brasileiros. A previsão de negócios para este ano é de R$ 6 milhões em vendas até final do ano.

O Gira Calçados é uma realização do Sebrae Paraíba, Governo do Estado, prefeitura de Campina Grande, Instituto de Inovação Senai e Sistema Indústria Fiep e Sindicato das Indústrias de Calçados da Paraíba (Sindicalçados/PB).

Serviço

Evento: 4º Gira Calçados

Quando: De terça (12) à quinta-feira (14)

Hora: Terça (12), a partir das 19h – Abertura; quarta (13) e quinta (14) – visitas a partir das 9h;

Onde: Fiep – Av. Manoel Gonçalves Guimarães, 195, Ed. Agostinho V. da Silveira – José Pinheiro

——————————————————————————-

Criação do ITCC | Foto: Lucenir Maciel

Criação do ITCC | Foto: Lucenir Maciel

CTCC cria Instituto que prestará serviços para todo o Brasil

Durante a realização do Painel de Especialistas do Senai, nesta sexta-feira (8), em Campina Grande, o Senai lançou mais um serviço inovador para o setor de calçados. É o Instituto Senai de Tecnologia (IST), que funcionará no Centro de Tecnologia Albano Franco (CTCC), existente desde 1994, no bairro do Bodocongó, em Campina Grande. O Instituto funcionará como um provedor de soluções tecnológicas, com serviços de alta complexidade.

São 21 serviços iniciais que poderão ser solicitados através do Instituto, como Soluções e adequação de lay out, Consultoria e Projeto de escalonamento de produção, Otimização de Processos, Planejamento em Desenvolvimento de Coleções de Moda, Consultoria em modelagem de produtos confeccionados, entre outros.

Os empresários interessados podem buscar os serviços diretamente no Instituto ou através das visitas dos consultores de negócios do Senai, que vão as empresas identificando as demandas. O IST fica na Rua Luiz Motta, 200, no bairro do Bodocongó. Os telefones para informações são (83) 3182-5507 ou 5535.

Outros serviços disponíveis no IST

1.Consultoria em materiais para moda e design, 2.Auditoria para avaliação de implantação de Norma, 3.Elaboração e implantação de programa de educação ambiental, 4.Licenciamento Ambiental e Elaboração de programas, 5.Ensaios Biológicos, 6.Ensaios Térmicos, 7.Ensaios Químicos, 8.Ensaios Mecânicos, 9.Desenvolvimento de embalagem, 10.Desenvolvimento de Produtos, 11.Design Estratégico, 12.Desenvolvimento de Formulações, 13.Prototipagem Rápida, 14.Diagnóstico Ambiental, 15.Projeto de Tratamento de Efluentes e Plano para reuso de Efluentes e 16.Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e efluentes líquidos.

——————————————————————————-

Sala de aula do A. Franco | Foto: divulgação

Sala de aula do A. Franco | Foto: divulgação

CTCC Albano Franco é renomado no N/NE

O Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado (CTCC) faz parte do Sistema Indústria (Fiep, Sesi, Senai e IEL). Surgiu para aproximar indústrias de calçados das regiões Norte e Nordeste num atendimento frequente e eficiente. Atuando com qualidade e custo mais baixo, o Centro desenvolve atividades na área de educação profissional e consultorias técnicas em design estratégico, modelagem, prototipagem e projetos de implantação e adequação de fábricas de calçados e artefatos.

As micro e pequenas indústrias que utilizam o Centro envolvem todo o processo de desenvolvimento do produto. Da pesquisa de mercado e tendências até a implantação e acompanhamento técnico junto às empresas, o CTCC se faz presente com um dos mais importantes centros do Nordeste com destacável atuação no cenário nacional.

A estrutura física do CTCC dispõe de Planta de Processamento de Couros e Peles, Planta de Confecção de Calçados, Laboratório de Curtimento, Laboratório de Designer, Laboratório de Controle da Qualidade, Estação de Tratamento de Efluentes, Núcleo de Informação Tecnológica, Salas de Aula, Centro de Vivência com alojamento e área de lazer.

Saiba mais sobre os serviços técnicos e tecnológicos AQUI.